Escola Secundária de Peniche

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Atividades

3º CPQ Proj Alimentação Escola Alemão 12-1-2016 26 ed  Atividades realizadas


Dia Mundial da Saúde

 A nossa escola comemorou o Dia Mundial da Saúde no passado 7 de abril oferecendo à comunidade escolar a possibilidade de fazerem o rastreio de Saúde com avaliação antropométrica dos seguintes parâmetros: peso, altura, percentil do peso, da altura e da IMC, glicémia capilar, tensão arterial e frequência cardíaca.DSC03

 Ver + fotos >>

Esta atividade foi dinamizada pela equipa da Escola Promotora da Saúde em colaboração com as enfermeiras Carla Lopes e Cristina Costa, da UCC de Peniche.

A realização dos rastreios esteve a cargo das alunas do 2.ºCPAS permitindo-lhes desenvolver/consolidar competências adquiridas em sala de aula. Esta tarefa foi realizada de forma muito proficiente.



Feira da Saúde

 No passado dia 6 e 7 de maio a Escola Promotora de Saúde (EPS) esteve presente na “IV Feira da Saúde” atividade da responsabilidade da CMP, ACes Oeste Norte e Associação de Bombeiros Voluntários de Peniche. 

A nossa participação abrangeu uma exposição fotográfica evidenciando as atividades desenvolvidas ao longo do ano, destinadas a toda a comunidade escolar, e trabalhos desenvolvidos no âmbito do Curso de Técnico de Auxiliar de Saúde.


IMG 9282

  Ver + fotos >>

Os alunos do 10.ºCT1 e 10.ºCT2 estiveram presentes na sessão de abertura onde realizaram um flash mob, com o objetivo de associar a dança, a atividade física e a promoção da saúde, tendo por base a replicação do DNA, fenómeno fundamental para todos os seres vivos. 

Contou ainda com um almoço saudável no refeitório da escola envolvendo todas as turmas do Projeto “Escolhe-te”.


 

DanceNA

No passado dia 29 de abril, Dia Mundial da Dança, o projeto da Educação para a Saúde (EpS) da Escola Secundária de Peniche associou-se à dança de modo a promover a saúde através da atividade física.

A equipa da EpS dinamizou a atividade  DanceNA  com a colaboração dos professores Anabela Santos, Mário Silva, Francisco Félix e a antiga aluna Geisa Félix, que desenhou a coreografia e ensaiou os alunos das turmas participantes: 10.º CT1 e 10.º CT2.


1

 Ver + fotos >>

Esta atividade contribuiu para aprofundar as relações interpessoais entre a comunidade educativa uma vez que contou com a presença da comunidade escolar à qual se associaram encarregados de educação, representantes da UCC e da Câmara Municipal de Peniche. 

É de realçar o empenho dos alunos na realização do flash mob.


 

“Património geológico e saúde de mãos dadas” 

No dia 6 de abril de 2016 pelas 15:00 h a equipa da Escola Promotora da Saúde da Escola Secundária de Peniche (ESP) realizou um passeio pela orla costeira. Esta atividade, integrada no projeto “2016 – Ano da Geologia” em parceria com a Câmara Municipal de Peniche e com a Associação Arméria – Movimento Ambientalista de Peniche, teve como principais objetivos: praticar atividade física como meio de promoção da saúde, divulgar o património geológico do concelho de Peniche e sensibilizar para a necessidade da sua preservação e valorização.

Contou ainda com a colaboração do Grupo de Educação Física, da Unidade de Cuidados da Comunidade de Peniche e do Professor Francisco Félix.IMG 2020

 Ver + fotos >>


O início da atividade deu-se com um pequeno discurso do representante da edilidade. Os objetivos foram atingidos, na medida em que as atividades realizadas nas diferentes paragens promoveram momentos de convívio entre os participantes, que puderam praticar atividades físicas e realizar jogos tradicionais, bem com pôr à prova os seus conhecimentos no âmbito da saúde. Foi ainda enriquecedor para os participantes a nível cultural e científico permitindo-lhes conhecer alguns aspetos do património geológico presentes no litoral. Tornou-se possível ampliar conhecimentos no que respeita a aspetos geomorfológicos que muitas vezes passam despercebidos.

A caminhada terminou na Ponta do Trovão, geomonumento conhecido a nível internacional pela atribuição do Global Boundary Stratotype Section and Point (GSSP). Para finalizar o evento, o diretor em exercício da Escola Secundária de Peniche proferiu algumas palavras destacando a importância de atividades deste tipo.



No dia 5 de fevereiro de 2016, a turma 11.0 CT2 visitou, na parte da manhã, o Instituto de Telecomunicações no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST) e, na parte da tarde, o Museu do Design e da Moda (MUDE), no âmbito das disciplinas de Física e Química A e Filosofia. Agradecemos a disponibilidade e a simpatia dos professores do IST intervenientes nos vários temas abordados: Ondas eletromagnéticas, Comunicações móveis e Modulação em telecomunicações, que serviram para melhorar a compreensão desses conceitos lecionados na disciplina de Física.

f11ct2 1

A turma do 11.0 CT2 fez-se acompanhar dos alunos do 12.0 CT3 que visitaram, na parte da manhã, o Museu Nacional da História Natural e da Ciência (MUHNAC) em Lisboa, onde participaram em várias atividades interativas relacionadas com a área da Física, assim como em algumas exposições temáticas disponíveis no museu.

foto11ct2
foto311ct2

Na parte da tarde, no âmbito da atividade “Laboratórios Abertos do DBE 2016” do Departamento de Bioengenharia do IST, assistiram a uma palestra e participaram em pequenas demonstrações experimentais das áreas científicas de Ciências Biológicas e Bioengenharia.













  No dia 21 de janeiro de 2016, a turma 3.º CPQ visitou a ETAR de Peniche no âmbito de módulos associados ao controlo de qualidade da água. A temática desenvolvida centrou-se no tratamento das águas residuais e enquadra-se nos módulos das disciplinas de Microbiologia e de Controlo da Qualidade Alimentar. etar 

Na primeira parte da sessão, a Eng.ª Márcia Reis explicou o funcionamento da estação e de seguida o Eng.º David Brás efetuou uma visita guiada às instalações da ETAR de Peniche. A Escola Secundária de Peniche agradece a colaboração prestada por estes  dois antigos alunos. Os conhecimentos disponibilizados e a simpatia evidenciada constituíram uma mais valia no que respeita à visita referenciada.  

No dia 27 de janeiro de 2016, as turmas 1.º CPCOM e 3.º CPQ participaram numa visita de estudo à empresa Avibom e ao Buddha Eden. A manhã foi preenchida com a deslocação ao centro de incubação de ovos de peru, situado em Campelos, e ao centro de abate de aves, situado em Vila Facaia.Durante a tarde, as turmas tiveram oportunidade de contactar com o empreendimento Buddha Eden. Foi gratificante verificar a presença de um aluno que completou a
formação profissional na nossa escola e que destacou a importância das aprendizagens nas funções que agora desempenha.O balanço da atividade foi muito positivo, uma vez que foi possível orientar a visita tanto na perspetiva comercial, como no controlo de qualidade alimentar.avibom

Na tarde de 12 de janeiro de 2016, realizou-se um conjunto de atividades no âmbito do projeto de educação sexual do 3.º CPQ - "Alimentação com Animação". A sessão envolveu a participação de alunos de uma turma da Escola Básica n.º 4 (Alemão) e consistiu fundamentalmente na realização de tarefas de índole laboratorial, tendo por base a importância da alimentação equilibrada. Neste contexto, refletiu-se ainda acerca da alimentação em função do sexo, idade e tipo de atividade.


3º CPQ Proj Alimentação Escola Alemão 12-1-2016 26 ed

De seguida, indicam-se as atividades desenvolvidas neste contexto: confeção de gomas saudáveis e caseiras, observação ao microscópio de microrganismos presentes em águas não tratadas e de células sanguíneas, desenho das estruturas visualizadas, contacto com órgãos de animais mamíferos, análise sensorial de bolo contendo espinafres e aprendizagem de palavras em inglês associadas ao projeto. O circuito entre os laboratórios de Biologia e de Química foi interrompido com um lanche/convívio no pátio da escola. No final do evento houve a entrega de diplomas de participação e a disponibilização de crucigrama sobre as temáticas abordadas. A encerrar a sessão, os alunos mais novos ofereceram uma lembrança aos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.


 3º CPQ Proj Alimentação Escola Alemão 12-1-2016 75 ed

O balanço efetuado foi extremamente positivo, uma vez que as crianças participantes adoraram as propostas apresentadas e os alunos do 3.º CPQ contribuíram decisivamente para o sucesso da iniciativa. Além do convívio proporcionado e das aprendizagens subjacentes ao programa apresentado, a turma responsável desenvolveu competências comunicacionais e valorizou a construção de projetos.  

Recorde-se que o projeto referenciado se enquadra  na dinâmica proposta pela Escola Promotora de Saúde e foi planificado no âmbito das disciplinas de Processamento Geral dos Alimentos, Controlo da Qualidade Alimentar, Microbiologia e Inglês. 

VER TODAS AS FOTOS AQUI >>

 

Os alunos do Clube de Programação e Robótica já "brincam" com os robots que construiriam e programaram. Como se prova pelas fotos estão concentrados a montarem o seu próximo projeto após testarem o que já criaram.

IMG 0796 ed1

robotica 1

 

 

com social1

No dia 25 de novembro os alunos do 2º CPTM deslocaram-se à Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, onde visitaram os estúdios de produção, as ilhas de edição de vídeo e as salas de multimédia.Esta visita enquadra-se nos módulos 7 – Audiovisuais e 9 – Laboratório de Audiovisuais da disciplina de Design, Comunicação e Audiovisuais e no módulo 6 – Edição de Vídeo da disciplina de Técnicas de Multimédia.

com social2  com social3 
 com social4  com social5

Tratadas 2

 

No dia 10 de  novembro de 2015, a turma 2.º CPAS participou em trabalhos laboratoriais na ESTM: "Extração de DNA" e "Intolerância à Lactose? A Biotecnologia dá uma ajuda". Registe-se que as atividades referenciadas se inseriram na dinâmica associada aos conteúdos programáticos das disciplinas de Biologia, CRI e HCS.

A Escola Secundária de Peniche agradece a colaboração prestada pelos Professores Sérgio Leandro e Clélia Afonso.ipl 2cpas 1 

No dia 21 de outubro realizou-se a eliminatória, a nível de escola,  das Olimpíadas do Mar, organizadas pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) para apurar os alunos que iriam representar a Escola Secundária de Peniche (ESP) na final deste evento.

Foram apuradas 2 equipas para a final. 

 

olimpiadas mar

 

ver notícia completa >>


intermarche 2


No dia 29 de outubro,  a turma 3.º CPQ visitou o talho e a peixaria do supermercado Intermarché. A aula no exterior foi realizada no âmbito dos conteúdos programáticos das disciplinas de Processamento Geral dos Alimentos, Controlo da Qualidade Alimentar e Microbiologia.


 

Aproveitou-se a oportunidade para interiorizar conhecimentos no domínio do controlo de qualidade do pescado e dos produtos cárneos. Os colaboradores da empresa mostraram total disponibilidade para esclarecer as dúvidas colocadas.intermarche 1

Os alunos do 11º CPTM deslocaram-se, no passado dia 23 de outubro, à praia dos Supertubos na abertura do “2015 Moche Rip Curl Pro Portugal”.
Esta saída realizou-se no âmbito das disciplinas técnicas de Design, Comunicação e Audiovisuais (DCA) e de Sistemas de Informação (SI).

Teve por objetivos a captação de imagens fotográficas e de vídeo para posterior utilização em trabalhos na sala de aula e a observação dos equipamentos utilizados no terreno pelos diversos media presentes.

IMG 07 

No passado dia 14 de outubro, os alunos das turmas 1º CPCOM, 3º CPASC, 12º LH2 e 11º AV1, da escola, deslocaram-se ao Teatro Camões, em Lisboa, a fim de fruir do espetáculo de bailado Pedro e Inês, interpretado pela Companhia Nacional de Bailado, com cenografia, dramaturgia e seleção musical de Olga Roriz.camoes

“O bailado Pedro e Inês, de Olga Roriz, foi estreado pela Companhia, neste mesmo espaço, há 12 anos, a 4 de julho. Depois de várias tentativas coreográficas protagonizadas por Almada Negreiros, António Ferro/Francis Graça e Os Bailados Verde Gaio e pela própria CNB, no seu segundo ano de existência, o tema é recorrente mas sobretudo apetecível, pois junta à fórmula amorosa shakespeariana, já por si vencedora, todo uma exaltação do dever em defesa da pátria que, aliás, calçou como uma luva nalgumas ideologias. Sem esquecermos a importante dimensão poética que, ao longo dos tempos, se lhe foi acrescentando, diríamos que este é um guião perfeito. Mas uma boa história nem sempre se concretiza favoravelmente como, de facto, aconteceu com todas as anteriores versões coreográficas.”

 

“Foi Olga Roriz e a equipa de criativos que com ela colaboraram que lhe souberam dar a presença e a dimensão universal de um clássico. Razão suficiente para, agora, não deixarmos esta linda Inês posta em sossego por mais tempo.”

Aluno e professores tiveram a oportunidade de contactar com artistas de grande prestígio e maravilhar-se com o deslumbramento de um espetáculo de rara qualidade e beleza.

 A Escola Secundária de Peniche realizou no passado dia 9 de outubro, a Gala do Desporto Escolar. Neste evento foram distinguidos os alunos que se destacaram, quer nos resultados quer no comportamento, durante o ano letivo de 2014-2015.

IMG 7866 ed 2


 

Visitantes

 
 
joomla site stats