Escola Secundária de Peniche

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Comemoração da Semana e Dia Mundial da Dança

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

               dança1      dança2

       No âmbito das atividades do grupo de Educação Física, decorreram entre os dias 19 e 28 de abril, as comemorações da Semana da Dança, com a participação de todas as turmas. Este ano dançou-se no pátio da Escola na quarta-feira, dia 26 de abril, por antecipação ao Dia Mundial da Dança que se comemora no dia 29 de abril, sábado.

      Parabéns a todos os que participaram neste evento.

                dança3      dança4

atualizado em Terça, 02 Maio 2017 09:55
 

EPS e EcoEscolas- Tropical Strauss Tour

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

TST2

    A Educação para a Saúde e o Programa Eco-escolas associaram-se, mais uma vez, às comemorações, na ESP, do dia Mundial da Dança.

    No ano transato, a dança contemplou o processo de replicação/duplicação do DNA e, este ano, representou-se a divisão celular das células destinadas à reprodução, óvulos e espermatozoides. Nesta divisão o número de cromossomas é reduzido para metade para assim manter o número de cromossomas característico de cada espécie.

      No próximo ano será completado o puzzle transparecendo a ideia que as condições ambientais envolventes, nomeadamente aquelas que influenciam a saúde, são fundamentais para o sucesso das futuras gerações.

       TST TST3 

atualizado em Sexta, 28 Abril 2017 20:54
 

O Sr. Victor Maia veio à Escola Secundária de Peniche falar sobre observação e fotografia de aves

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

      No dia 22 de março de 2017, pelas 10h00, no auditório Américo Gonçalves da Escola Secundária de Peniche, teve lugar um colóquio subordinado ao tema: "Manobrar na observação e fotografia de aves", dinamizado por Victor Maia. A atividade enquadrou-se no Projeto Integrador das turmas profissionais de Técnico em Animação de Turismo (TAT) e Comércio (COM), intitulado "Manobrar na onda da diferença". Na introdução ao evento foi referida a colaboração da Arméria, Movimento Ambientalista de Peniche e a relação com o Programa Eco-Escolas. Assistiram a este colóquio cerca de uma centena de alunos, das turmas 1.º TAT, 2.º COM, 1.º e 3.º TM e 10.º CT1, assim como alguns docentes deste estabelecimento de ensino.

ave1

 

      Com base nos elementos recolhidos, duas alunas do 1.ºTATapresentaram o orador:

      "Nasceu em Peniche em 1953. Cedo desenvolveu um amor às aves e à natureza. Descobriu a fotografia enquanto estudava na Escola Industrial e Comercial de Peniche – atual Escola Secundária de Peniche – por influência do Professor Edgar Sardinha.

      Construtor naval de formação, fotógrafo de natureza por paixão. A fotografia marcou presença constante ao longo da sua vida mas com o aparecimento das câmaras digitais surgiram novas possibilidades a descobrir. Desde então, a dedicação à fotografia aumentou, sempre com o objetivo de desenvolver, aperfeiçoar e aprender cada vez mais.

      Especializou-se em fotografia de aves. Incessantemente procura por novas espécies e seus habitats para explorar.

      Atualmente, muito do seu tempo livre é dedicado ao hobby da fotografia. Faz também macrofotografia e fotografia de paisagem. Organiza exposições fotográficas e colabora com revistas de fotografia de natureza."

      O colóquio assentou fundamentalmente na apresentação de fotografias de aves obtidas na região de Peniche. A excelente qualidade das fotografias exibidas foi muito importante na captação do interesse dos alunos. Numa linguagem acessível, Victor Maia, também associado da Arméria, foi explicando as características de cada espécie retratada. Ficou bastante bem evidenciada a diversidade da avifauna do concelho de Peniche, quer no que respeita às aves aquáticas, como em relação às espécies terrestres. As peripécias que podem ocorrer no contexto da observação de aves e as artimanhas que é necessário engendrar para se conseguirem as melhores fotografias também entusiasmaram os discentes. As respostas a questões de índole técnica e de equipamento mostraram que o empenho e a paciência são fundamentais para se conseguirem boas fotografias. O Sr. Victor Maia realçou também a importância do birdwatching no âmbito da animação turística, afirmando que em Portugal ainda se está numa fase muito incipiente no que concerne a projetos deste tipo.

ave2

       Finda a apresentação, dois alunos do 1.º TAT, agradeceram a disponibilidade demonstrada por este antigo aluno da Escola Secundária de Peniche. O grupo organizador do colóquio agradece a todos os que de alguma forma contribuíram para a concretização do evento, nomeadamente à equipa da Biblioteca Escolar, à turma 1.º TM, responsável pelo registo audiovisual, e à direção da Escola Secundária de Peniche.

      Ao longo da semana assinalaram-se várias efemérides relacionadas com a vertente ambiental, como por exemplo a chegada da primavera, o Dia Mundial da Floresta e o Dia da Mundial da Água. A exposição de pósteres, elaborados pelos alunos do Curso Profissional de Técnico em Animação de Turismo (1.º TAT), "Áreas Protegidas de Portugal Continental" esteve patente na biblioteca, de 15 a 24 de março. Ainda associado ao projeto integrador referido, no dia 21 de março realizou-se no refeitório um workshop designado por "Manobrar na cozinha da diferença", em que foram confecionadas algumas iguarias, recorrendo ao que a natureza nos oferece: pão de bolota com lêveda natural, queijo fresco com urtigas, omeleta de algas, cardos albardados e bebida de flor de salgueiro.

Francisco Félix

atualizado em Quarta, 26 Abril 2017 14:34
 

III Olimpíadas da Geologia

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

       

Olimpíadas da geologia   Já foram divulgados os resultados da fase regional das III Olimpíadas da Geologia. Os três representantes da Escola Secundária de Peniche, apesar de todo o empenho, não conseguiram atingir a fase final.

      Sublinhe-se que a tarefa não era fácil, pois dos 165 participantes da Região de Lisboa e Vale do Tejo apenas foram selecionados cinco elementos. No entanto, dois dos nossos representantes conseguiram superar a média regional.

      Transcreve-se um excerto da mensagem enviada pelo coordenador das III Olimpíadas da Geologia, Professor Doutor Jorge Relvas, da Universidade de Lisboa:

     " Queremos transmitir-vos desde já que tudo decorreu da melhor forma, que os níveis de adesão de alunos e professores foram notáveis e que, portanto, todos estão de parabéns pelo sucesso que constituiu a realização destas provas em todo o território nacional."

Professor Francisco Félix Dias

atualizado em Segunda, 24 Abril 2017 10:27
 

Equipa EPS - Cidadania Marítima

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

      No âmbito das atividades da Semana da Juventude realizadas pela C. M. Peniche e com a colaboração da Equipa da Educação para a Saúde da Escola Secundária, realizou-se

no dia 4 de abril, no Auditório Américo Gonçalves uma sessão sobre Cidadania Marítima, promovida pela Polícia Marítima de Peniche.

Cid1 a cid2

cid3                         cid4

cid5

atualizado em Segunda, 24 Abril 2017 10:28
 


Pág. 5 de 14

A saber....

cp1

 TI IGR

TI S

TG

TRH

PGCP1

ch2

ch3

Acontece na biblioteca

mc1

Visitantes

 
 
joomla site stats