Escola Secundária de Peniche

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE NO DIA DAS BANDEIRAS VERDES 2018

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

1BandVerd18

Em setembro, a coordenação do Eco-Escolas enviou a informação que a seguir se transcreve:

«Em primeiro lugar os nossos PARABÉNS pelo trabalho realizado em prol da educação para a cidadania ambiental, - enquadrado na metodologia do Programa Eco-Escolas - que, após avaliação da vossa candidatura, resultou na atribuição do GALARDÃO ECO-ESCOLAS 2018, simbolizado na bandeira verde.

Este reconhecimento (atribuído a nível mundial a cerca de 51000 escolas de 67 países) é simultaneamente um prémio e uma responsabilidade: hastear a bandeira Eco-Escolas, é informar a comunidade sobre a prioridade que a escola dá à educação ambiental para a sustentabilidade, na formação integral dos seus alunos.»

Entretanto criaram-se as condições adequadas para que no dia 4 de outubro de 2018 uma delegação da Escola Secundária de Peniche (ESP) pudesse participar no Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas, em Pombal.

A festa ambiental envolveu desde crianças do pré-escolar até aos jovens das secundárias. Também estiveram presentes delegações do Ensino Superior e de universidades sénior. O programa compreendeu várias atividades, com destaque para a Eco-mostra e a Gala Eco-Escolas. Depois do espetáculo musical aconteceu a cerimónia da entrega das Bandeiras Verdes aos representantes dos estabelecimentos escolares participantes, oriundos de 20 distritos. Esta parte da cerimónia durou duas horas e os momentos de alegria sucederam-se. Um momento marcante foi o aparecimento, no écran gigante, da referência à ESP como Eco-Escola. No palco, os cinco alunos deram largas ao seu entusiasmo pela receção da nova Bandeira Verde.

O envolvimento de alunos, assistentes e professores foi fundamental para se atingirem os objetivos subjacentes ao projeto referenciado. De seguida, destacam-se as estruturas que colaboraram com as iniciativas concretizadas ao longo do ano letivo 2017/2018: Projeto de Educação para a Saúde, Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos, Grupo de Biologia e Geologia e disciplina de EMRC. A articulação com entidades locais foi também importante neste contexto: Associação Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche, Associação Patrimonium, Valorsul/Ecovalor, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e Câmara Municipal de Peniche.

Durante o ano letivo 2018/2019 teremos hasteada a Bandeira Verde referente ao desempenho ambiental obtido em 2017/2018.

Contamos com todos para a consolidação da cidadania ambiental na Escola Secundária de Peniche.

O professor responsável pelo Eco-Escolas

Francisco Fidalgo Félix

2BandVerd18  3BandVerd18   5BandVerd18

6BandVerd18  7BandVerd18  8BandVerd18

9BandVerd18  10BandVerd18  11BandVerd18

12BandVerd18  13BandVerd18  14BandVerd18

atualizado em Quinta, 11 Outubro 2018 14:18
 

Aviso de abertura do procedimento concursal de regularização extraordinária de vínculos precários destinado a assistentes operacionais

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

      Abertura de procedimento concursal comum, com carácter de urgência, destinado ao preenchimento de 6 (seis) postos de trabalho na Escola Secundária de Peniche, na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP).

Aviso de Abertura

atualizado em Sexta, 28 Setembro 2018 11:22
 

Escola Secundária de Peniche na 9.ª edição da Academia de Verão Tanto Mar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Tanto Mar1   Tanto Mar2

      A Escola Secundária de Peniche colaborou com a 9.ª edição da Academia de Verão Tanto Mar através da realização de percurso geológico, realizado no dia 6 de setembro de 2018. A participação da Escola Secundária de Peniche enquadra-se na dinâmica do Programa Eco-Escolas, aproveitando-se o evento para divulgar a geodiversidade patenteada pelo Concelho de Peniche. A este propósito, refira-se que durante o ano letivo 2018/2019 a Bandeira Verde permanecerá hasteada, fruto do desempenho ambiental evidenciado no ano letivo transato. O galardão Eco-Escolas resulta da avaliação da qualidade de implementação da metodologia internacional "seven steps", integrando este trabalho de forma implícita ou explicita na estratégia de educação para a cidadania da escola.

      Recorde-se que a Academia Tanto Mar é uma parceria da Forum Estudante, da Câmara Municipal de Peniche e da Escola Superior de Turismo e de Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria, e pretende aumentar a consciência cívica dos estudantes portugueses sobre a importância do Mar para Portugal. Cinquenta jovens estudantes do ensino secundário e profissional oriundos de todo o país ficaram a conhecer o valor estratégico do mar, em diferentes vertentes.

Tanto Mar3  Tanto Mar4

atualizado em Segunda, 10 Setembro 2018 12:08
 

Concurso Nacional PAPTICe - Aluno do 3.ºTP vence 3.º Lugar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

PAPTice

"O Concurso Nacional PAPTICe é uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), que tem por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido no ensino profissional, valorizando a excelência, inovação, criatividade e emprendedorismo, evidenciados pelos/as alunos/as, nos seus projetos de PAP, nas áreas de Informática, Multimédia, Eletrónica e Automação. A participação no Concurso Nacional PAP "TICe" implica que o/a aluno/a conceba e desenvolva projetos, no âmbito das Provas de Aptidão Profissional (PAP), orientado/a por um/a professor/a de informática, no ano letivo em curso." (in Site da ANPRI)

No dia 16 de julho de 2018, um aluno do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, turma 3.º TP, deslocou-se com o seu orientador, professor Edmaro Peres, ao Barreiro, para participar no concurso Nacional de PAP organizado pela ANPRI. Após uma brilhante apresentação, obteve o 3.º lugar na sua categoria "Robótica/Eletrónica" com o projeto "Casa Inteligente". Parabéns!

As fotografias foram tiradas pelos alunos do Curso de Multimédia da Escola Secundária Eça de Queiroz, Lisboa e disponibilizadas pela ANPRI.

PAPTice 2  PAPTice 3  PAPTice 4

PAPTice 8  PAPTice 9  

PAPTice 10  PAPTice 11

PAPTice 1

atualizado em Sexta, 20 Julho 2018 11:31
 

Valorsul - Certificado - Programa Ecovalor 2017/2018

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ValorSul

 


Pág. 1 de 26

Selo

es logo high res