Escola Secundária de Peniche

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

“Ambiente urbano, património, saúde e atividade física”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

diaecol1  diaecol2  diaecol3

 

      No dia 15 de maio, o Eco-Escolas e a Escola Promotora de Saúde (EpS) organizaram um passeio pedestre pelas ruas da cidade de Peniche, dando-se continuidade a um trabalho que se iniciou no ano letivo 2015/2016, com a realização da atividade "Património geológico e saúde de mão dadas". Dar a conhecer o património presente em ambiente urbano e promover estilos de vida saudáveis foram os objetivos subjacentes à dinâmica implementada.

      Comemorou-se em simultâneo o Dia Eco-Escola e por isso a Bandeira Verde foi o local escolhido para o começo da caminhada. Registe-se também que o evento integrou a Rota da Saúde de Peniche 2018.

diaecol4  diaedf4  diaecol6

      Explicitadas as finalidades do passeio, a comitiva constituída por 85 alunos, oriundos das turmas 10.º CT1, 10.º CT2, 12.º CT2 e 12.º CE, e sete professores arrancou para a aventura. Tal como em anos transatos, contou-se com a colaboração de duas associações que se envolvem na valorização do património natural e cultural do concelho de Peniche e neste momento dirigidas por dois antigos alunos da Escola Secundária de Peniche. Nas temáticas de cariz ambiental a explicações ficaram a cargo de Jorge Maia, da Associação Arméria, quando os assuntos versaram o património histórico, foi o representante da Associação Patrimonium, Adriano Constantino, que os disponibilizou. Sempre que se justificou os professores responsáveis pela ação intervieram, sendo que uma aluna do Conselho Eco-Escola ficou responsável pela leitura de texto associada a árvore (Melaleuca armillaris) que integra o Registo Nacional do Arvoredo de Interesse Público. O trajeto contemplou os seguintes pontos: Parque do Baluarte e muralha, Largo do Loureiro, busto do Dr. João Matos Bilhau, Baluarte da Ponte e Fosso, Igreja da Misericórdia, Fortaleza de Peniche, Avenida do Mar e Jardim Público. A escadaria da Capitania do Porto de Peniche foi o local selecionado para a fotografia de grupo.

diaecol7  diaecol8  diaecol9

      O encerramento do passeio deu-se no Jardim Público com a realização de jogos tradicionais, como por exemplo o jogo da corda. Os participantes organizados em equipas tiveram oportunidade de testar as forças. Saltou-se a corda e alguns alunos quiseram experimentar brinquedos antigos. Foi possível guiar um carro construído com um pau de vassoura (eixo), duas boias (rodas) e uma cana (volante). As professoras de Educação Física, Conceição Braz e Anabela Santos, realçaram o facto de a viatura ter sido desenvolvida com base na reutilização de materiais associados a apetrechos da pesca.

      A organização agradece a todos os que de alguma forma contribuíram para a concretização do evento.

Os professores responsáveis

Alice Carvalho e Francisco Félix

diaecol10  diaecol11  diaecol12  diaecol13  diaecol14  diaecol15  diaecol16  diaecol17  diaecol18

atualizado em Segunda, 18 Junho 2018 10:54
 

Arraial Solidário

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

arraial3  arraial4

      Realizado na sexta-feira, dia 8 de junho, o ARRAIAL SOLIDÁRIO, promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da Escola Secundária de Peniche, conheceu uma grande participação da comunidade educativa. A receita desta atividade destina-se a ajudar a equipar a Unidade de Ensino Estruturado da escola.
      Um forte agradecimento às assistentes operacionais da escola que foram incansáveis.


A APEE

 arraial1  arraial2

arraial5  arraial6

arraial7

atualizado em Segunda, 18 Junho 2018 10:32
 

Dia Mundial do Ambiente

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Orla11CT21  Orla11CT22

 

No 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a turma 11.º CT2 participou na recolha de resíduos ao longo do troço costeiro compreendido entre o Portinho da Areia do Sul e Prainha de S. Pedro. A aula no exterior serviu também se discutirem aspetos associados à ocupação antrópica em zonas costeiras, nomeadamente ao nível do Bairro do Visconde. A turma foi acompanhada pelos professores Cecília Silva e Fernando Tavares e recolheu quatro sacos de resíduos.

De seguida apresenta-se um balanço do evento referenciado:

Turmas envolvidas: 1.º RH, 2.º TAT, 10,º CT1 e 11.º CT2;

Participantes: 71 alunos e 6 professores;

N.º de sacos de resíduos recolhidos: 16;

Troços costeiros limpos: ETAR de Peniche-Carreiro da Furninha; Portinho da Areia do Sul-Prainha de S. Pedro e Portinho da Areia do Norte-Baluarte da Gamboa;

Apoio: Câmara Municipal de Peniche e assistentes operacionais da Escola Secundária de Peniche;

Grande variedade de resíduos sólidos recolhidos: embalagens, garrafas de plástico e de vidro, restos de apetrechos de pesca e também pontas de cigarros.

O professor responsável pelo Eco-Escolas

Francisco Fidalgo Félix

Orla11CT23

atualizado em Quinta, 14 Junho 2018 16:14
 

Arraial Solidário

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Arraial - cartaz - final

atualizado em Terça, 05 Junho 2018 09:04
 

VISITA GUIADA AO FAROL DO CABO CARVOEIRO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

      Para encerrar o ano letivo porque não juntar os alunos do 11º Ano, turma CT1 e alunos do curso EFA e visitar o farol do Cabo Carvoeiro?

      Na companhia da professora Ângela Cunha, no dia 30 de maio, os alunos foram conhecer o farol numa visita guiada pelo Sr. Almeida onde foi abordado, entre outros assuntos, a evolução do funcionamento dos faróis, a forma como funcionam e a importância que têm na navegação marítima.

      As fotos ilustram momentos da visita guiada e a boa disposição reinante.

Farol      A vista é magnífica e pode ser apreciada por todos aqueles que queiram visitar o farol aberto ao público às quartas-feiras, das 14h às 17h.

      Esta visita insere-se nas finalidades e objetivos do Projeto Educativo 2016-2019 (p.11) da Escola Secundária de Peniche, respetivamente, "Defesa dos valores patrimoniais, da história, da língua e da cultura regional e nacional" e " privilegiar a aproximação da escola e da comunidade".

Peniche, 30 de maio de 2018

A Professora: Ângela Cunha

atualizado em Segunda, 04 Junho 2018 09:40
 


Pág. 1 de 25

oferta formativa2

Acontece

EcoTea 6-5-2018 cartaz

Cartaz OCPNC 2018

cartaz semanrtes